quarta-feira, 5 de maio de 2010

CHURRASQUEIRA - PAIXÃO NACIONAL


                             O churrasco está entre as três paixões nacionais, em primeiro lugar vem o futebok, depois o carnaval e em terceiro o churrasco, e partindo dai resolvi falar um pouco sobre churrasqueiras.. E por isso estou trazendo a todos informações através do blog, do programa vermais de record e da folha de Londrina informações de extrema importancia para que vc tenha sucesso na construção da sua!!
A churrasqueira deixou de ser área de serviço e agora mais do que nunca se integra a área social, com ares de praticidade e sofisticação, uma opção convidativa a saborear um bom churrasco, essa integração virou tendência consolidada, os tipos diferenciados de acabamentos, mobiliário e decoração fizeram com que espaço antes ficava nos fundos da casa agora viessem para perto trazendo maior praticidade e conforto aliando os ambientes e compondo a decoração, além das residências hoje é possível observar na maioria dos apartamentos em lançamento a presença de churrasqueiras integradas ao espaço gourmet.
A proposta decorativa usada atualmente nas paredes e no volume da churrasqueira é o uso de cores rompendo com os tradicionais tijolinhos, inserindo no ambiente acabamentos diferenciados como pastilhas cerâmicas ou de vidro, revestimentos de fibra natural ou sintética, pedra natural filetada, mármore e granito, grafiato, textura,. Nos balcões assim como nas bancadas os tampos são em granito ou mármore podendo variar das cores mais suaves até as mais escuros, essas pedras são as mais usadas devido a facilidade de manutenção e limpeza, normalmente os balcões são feitos em dois níveis, um mais baixo com altura de 90 cm onde o churrasqueiro usa de apoio e onde fica a cuba, e outro com altura de 1.10m acompanhado de banquetas altas e pendentes de luz para servir aos convidados, tudo de acordo com a linguagem que está sendo proposta para o local.
 
Churrasqueira Edificio Duarte Coelho . Projeto Nathália Montans
Fornecedores: Dona Flor . AGA . Inside . London Decor . Londrina Tintas . Passiflora . Spetacollo


Churrasqueira Edificio Duarte Coelho . Projeto Nathália Montans
Fornecedores: Dona Flor . AGA . Inside . London Decor . Londrina Tintas . Passiflora . Spetacollo 

Normalmente em ambientes menores é indicado usar cores claras e sóbreas, em pisos, paredes, balcões e mobiliários para dar a sensação de que o espaço é maior, outra sugestão para espaços que a instalação de chaminé é um problema, as churrasqueiras de pedra vulcânica atendem perfeitamente as necessidades por não soltar fumaça. Quando o espaço é maior, é interessante ousar, criar uma composição de cores claras e escuras, acabamentos mais despojados, mármores, granitos marcantes, e elegância em acabamentos e mobiliário, levando em consideração o restante da casa. Independente do tamanho dicas indispensáveis são:  considerar que o churrasqueiro não precise disputar espaço com os convidados e com o manuseio de objetos, funcionalidade tendo cuidado com o excesso ou escassez de espaço de trabalho e de circulação, tomar cuidado coma ventilação para que não fique abafado, se necessário use ventiladores ou até exaustores, mantenha distância de correntes de vento, os melhores materiais para os armários são laminados de madeira, fórmicas e portas de vidro com perfil de alumínio devido a facilidade na hora da limpeza e de preferência de correr para aproveitar espaço.
Diferenciais para quem tem espaço livre é adquirir uma choppeira, instalar uma televisão para ver jogos e clipes, um fogão pequeno (normalmente o cook top instalado na bancada de granito), forno de pizza, fogão a lenha e freezer ou geladeira para bebidas completando a churrasqueira, cada vez mais os espaços destinados a churrascos estão sendo construídos de forma a aproveitar o ambiente também para outros tipos de degustação, mas se isso não for possível, procure construí-la o mais perto possível de sua cozinha, living e do lavabo para poder suprir todas as suas necessidades na hora de um evento, permitindo uso total destes espaços pelos convidados e pelos anfitriões, facilitando encontros sociais. Se sua churrasqueira fica no fundo da casa próximo a área de serviço, tenha o cuidado de esconder o varal, máquina de lavar roupa, tanque e roupas sujas, procure disfarçar ou até mesmo esconder esse espaço e se possivel coloque um lavabo próximo para evitar o constrangimento de toda a hora ter alguém entrando dentro da casa. Para churrasqueiras próximas a piscina é interessante fazer um acesso com pisos antiderrapantes para área externa, pedras naturais como a santomé ou ainda um deck de madeira. Vale a pena levar em consideração o paisagismo e a composição com vasos de folhagens ou flores para trazer vida e elegância ao espaço.
Com relação a churrasqueira ela pode ser feita em alvenaria da forma tradicional, as dimensões mais comuns são com 1.20 de comprimento por 80 cm de profundidade e 1.60 de altura, e coifa de 1.20 de comprimento por 60 cm altura. Se você não tem  mão-de-obra especializada é indicado o uso da pré- fabricada que permite a possibilidade de diferentes tipos de montagem e dimensões respeitando a necessidade do cliente, na maioria das vezes, esses kits vem completamente prontos internamente, revestidos com plaquetas refratárias colocadas na cuba e em toda a parede de fundo, até a altura da chaminé, soquete para iluminação, grelha, suporte para espetos e espetos, e grelha com gaveta cinzeiro, e acompanhando vão ainda as instruções de montagem, ai o acabamento externo vale a pena  o proprietário definir, utilizando o bom senso para compor com a decoração e não fugir das características do entorno. Já para quem não tem como construir uma churrasqueira nem de alvenaria nem pré-fabricada existem outras opções como churrasqueiras a gás e elétricas, que são facilmente adaptadas a qualquer ambiente destinado ao churrasco.
 

Churrasqueira Luiz e Lisbete Smaniotto . Projeto Nathália Montans
Fornecedores: Dona Flor .  London Decor . Londrina Tintas . Passiflora . Spetacollo . Marmoraria Oliveira. Império Grill

Churrasqueira Luiz e Lisbete Smaniotto . Projeto Nathália Montans
Fornecedores: Dona Flor .  London Decor . Londrina Tintas . Passiflora . Spetacollo . Marmoraria Oliveira. Império Grill
 

Na hora da pensar em decorar, é interessante pensar em cores e revestimentos para as paredes, nada muito gritante, outra opção utilizada são pastilhas cerâmicas, pisos antiderrapantes de tom neutro e claro, e decoração seguindo o perfil do proprietário variando de quadros com molduras de madeira ou fibras com gravuras imponentes e agradáveis, vasos e folhagens, galinhas d’angola, panelas de cobre e peças de madeira e barro, elementos sofisticadas e exóticas, podendo chegar a garrafas de cerveja importada e peças de time. Como dito anteriormente deve ser considerada a personalidade do proprietário, as características estéticas da residência como um todo e bom gosto acima de tudo .


Churrasqueira Luiz e Lisbete Smaniotto . Projeto Nathália Montans
Fornecedores: Dona Flor .  London Decor . Londrina Tintas . Passiflora . Spetacollo . Marmoraria Oliveira. Império Grill

10 comentários:

  1. nathiii nao tenha duvidas q assim q eu casar vc vai ficar responsavel por ela e pela minha casa inteira hahaha...


    aaaaaaaaaaaaa tá tudo muito lindo! parabéns! pena que daqui de sao paulo nao dá pra acompanhar o programa, mas todos que tem visto, estao elogiando muito!
    beijoo parabéns

    ResponderExcluir
  2. vi você no programa hoje!! arrasou!! parabéns!!

    ResponderExcluir
  3. parabéns!! seu trabalho está demais!!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Nathalia, otimo serviço, hein!!!

    ResponderExcluir
  5. Nath!
    as churrasqueiras ficaram lindas demais!
    parabééns!
    Pati

    ResponderExcluir
  6. trabalho impecavel, parabéns!!

    ResponderExcluir
  7. Estou encantanda com seus projetos, parabéns!!

    ResponderExcluir
  8. Divino... trabalho muito bom!!

    ResponderExcluir
  9. Jorge/JJ Projetos7 de maio de 2010 11:22

    muito bom.....Nathalia. Parabens!
    ..so gostaria de adicionar um detalhe executivo q tem a ver com o perfeito funcionamento da Churras.
    As chaminés...não podem ficar com a abertura
    superior abaixo de qualquer cumeeeira ou pano
    externo, para não aver retorno da fumaça, o que realmente tem incomodado alguns churrasqueiros.
    ....a Chamine deve ser alta...e estar acima de qualquer obstaculo externo.
    Um abraço!
    Jorge/JJ

    ResponderExcluir
  10. este ambiente ficou muito aconchegante! Com certeza os moradores vão usar e aprovar! ;)

    ResponderExcluir